Turismo Responsável no Brasil
O Brasil ostenta um belo portfólio de experiências de viagem regenerativas e transformadoras para visitantes e comunidades. É por isso que a causa do turismo responsável precisa ir além da conservação da natureza. A potência da cultura e a qualidade de vida de um lugar não são só um diferencial para manter um destino em alta na memória do viajante. Elas são, desde que potencializadas pela presença do turista, chaves para que as comunidades locais tenham autonomia e engajamento suficientes para aprimorar suas operações de turismo comunitário e transformá-las em negócios, de fato, sustentáveis.
A convivência com diferentes modos de existir costuma ser uma experiência transformadora. Para muitos, viajar não é só uma questão de escolha, mas uma verdadeira necessidade de alimentar a alma. Brasileiros e estrangeiros têm descoberto no turismo em terras indígenas vivências inesquecíveis, tão plurais quanto às especificidades desses povos ancestrais, que têm muito a dizer e a mostrar a quem se dispõe a ouvir e a observar.
Etnoturismo
Mais do que a possibilidade de visitar belezas naturais intocadas, o turista em uma terra indígena e em comunidades locais têm a oportunidade de entrar em contato com línguas, narrativas, conhecimentos e comidas antes restritas a populações originárias e a uma pequena parcela de não originárias. O turismo de base comunitária fortalece a autonomia dos povos, propiciando uma alternativa de geração de renda com mínimos impactos ambientais e com uma distribuição mais justa dos lucros da atividade. Valorizar os diversos atrativos ecológicos e culturais, por outro lado, também contribui para a proteção dos territórios e fortalecimento das tradições”, como afirma o coordenador-Geral de Etnodesenvolvimento da Funai, Juan Scalia.
Neste momento gostaríamos de convidá-los a conhecer um Brasil tomado de viagens de experiência, de base comunitária, em diferentes territórios e biomas, estrategicamente apresentando ao mundo toda a pujança da diversidade de nosso povo. Viver novas fronteiras sempre pode ser um recomeço, por isso, procuramos transmitir em nossos roteiros uma paleta de emoções inesquecíveis
-
Destination